quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Fado

Dançando a música do quadrado
Interpretando Frank Sinatra no karaoke

Eu e meu amigo Jeb na actividade nocturna para crianças



Mais um grupo bem animado de crianças


O Pai do Mangue




Durante os Jogos Noturnos com uma turmina animada





Eu e Diego de Matutos na noite do Bingo Show






1º passeio de Educação Ambiental pela praia







Eu e o João Pedro no Manguezal


16 de Julho 2009


Ó gente da minha terra! E qual a maior amargura que estar no Brasil, nesta alegria constante, neste viver intenso, neste dia-a-dia em que pessoas vêm e vão e estar aqui em frente ao computador a expressar a minha saudade. Principalmente por este vai vem de pessoas que nos marcam por qualquer simples motivo, o coração parece não aguentar. Estava um pouco triste, e as circunstâncias levaram-me até ás cordas de uma guitarra. Sempre que se ouve o gemido de uma guitarra a cantar, fica-se logo perdido, com vontade de chorar! E depois lá percebi… Esta tristeza que trago foi de vós que recebi… Enfim, O Fado, música exprimida da alma portuguesa. Como uma música nos faz viajar e sentir esta saudade que dói no peito!
É uma sensação que o português vive quando está longe e ouve o nosso Fado. Chamam-nos tristes mas eu acho o contrário, esta é a maneira que nós mostramos o quão apaixonados pela nossa terra nós somos.
Mas não, não estou triste, é só o cansaço falando mais alto.
Nos últimos dias a ocupação do Resort subiu sem avisar e há 4 dias que faço horário completo. Tem sido mesmo muito divertido, aliás muito enriquecedor para mim, já que tenho acarretado outras responsabilidades e competências. Agora sim posso afirmar que sou um monitor quase completo do Eco Resort do Cabo. Já fiz um pouco de tudo e sozinho: guia de passeio turístico fora e dentro do hotel, passeios de educação ambiental com crianças, e monitor das várias actividades recreativas e desportivas para adultos e crianças. Na passada segunda-feira guiei um grupo de 14 hóspedes até ao Forte Castelo do Mar, um passeio bem interessante onde é necessário passar para os hóspedes toda a história do descobrimento do Brasil e do Cabo de Santo Agostinho. E modéstia á parte acho que me saí extremamente bem e de acordo com o protocolo. Estou muito contente com o meu desempenho.
Comecei a escrever o meu livro de campo, hoje mesmo participei num treinamento sobre Iguanas oferecido pelas biólogas do Resort.
A vida social por Suape também se tornou mais interessante á medida que fui conhecendo mais moradores.
Aproxima-se também a festa de Vilar, e a inveja de não estar por casa aumenta. No entanto todos os fins-de-semana aqui na Vila acordo com música bem alta na rua, só que ao invés de música PIMBA ouço MPB, música popular brasileira, ou mesmo o BREGA, o pimba daqui. O fim-de-semana só por si é uma festa para os moradores de Suape. Convive-se na rua, bebe-se uma cervejinha nas escadas á porta de casa com os vizinhos, brinca-se com as crianças, etc…
A todos de Vilar desejo uma boa festa, embora eu saiba que vou fazer por aí falta, eheh.
Bom descanso para vocês e eu vou agora preparar-me para pela primeira vez participar no Show Folclórico como Bailarino/Actor.
Depois dou notícias, beijos e abraços!


Com muita saudade,
André Galé

6 comentários:

  1. Olá André, não sei se te lembras de mim, sou a Filipa que andou no grupo de jovens. O Zé mandou-me o teu blog e eu tenho lido com alguma atenção as tuas aventuras... Vejo que te estás a dar muito bem, para além do sitio ser lindíssimo.. Quanto às saudades... o unico conselho que te posso dar, de algum que chegou a pouco tempo dos estados unidos, 6 meses, por isso sei bem que por vezes não é facil gerir as saudades... Mas pensa que quando voltares vais sentir saudades daí ;)


    Beijinho e continua a aproveitar ao máximo!!!

    ResponderEliminar
  2. Maninho lindo!

    Isto nao tem sido facil... So consigo ler o blog de vez em quando, quando venho a casa dos papas!
    Para quem tinha acesso a net todos os dias, isto agora é um atrofio...

    nao tenhas saudades de cá porque ninguem tem tuas... LOLOL. BRINCADEIRINHA eh eh

    Nunca mais chegas para me ires fazer companhia para a minha varandinha a beber uma jola olhar para o mar, para ver se te estrago e me contas as tuas aventuras. ahahahahah

    Um beijinho muito grande do mano "mais grande" que tem muitas saudades tuas.

    Abraço muito forte, volta volta
    ;)

    ResponderEliminar
  3. Concordo ctg Gamelinhas, não somos nada tristes mas gostamos é demasiado da nossa Terra, das pessoas que nos rodeiam e de quem sentimos falta... Sim, eu já tenho saudades tuas!! Mas sempre que passo aqui esse buraquinho da saudade diminui um pouco... Vejo que estás bem, que fazes aquilo que gostas e que os outros estão a gostar do que fazes.
    A festa de Vilar, concerteza que vai sentir a tua falta mas para o ano compensas!
    Deixo-te um beijo muito grande e cheio de carinho.
    Tudo de bom para ti...
    sofiapereira

    ResponderEliminar
  4. Priminho mais lindo!!...

    Saudadinhas tuas ;)

    Como andam as coisas por ai? Eu ca ando...depois de uma visita de alguns dias ao Luis na Irlanda...ando à descoberta da Inglaterra perdida (ou não) ehe!! Mas está tudo a correr lindamente!

    Vejo que também andas cada vez mais atarefado, mas isso é recebido com tda a alegria e prazer, segundo contas...como tal...AINDA BEM!! :P

    Vai-nos dando mais noticias!
    Bjocas bem grandes

    Priminha Ana

    P.S.: AH!! Na festa de vilar a tua presença fisica foi bem atenuada pela presença virtual..mas não deixas de ser indispensável a uma boa festa de vilar!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Oi André, tenho andado a ler o blog e ainda não deixei nenhum comentário, mas deixo este pois estás em grande.
    Fico contente com esta tua oportunidade ai no Brasil das visitas com o people ao Forte Castelo do Mar entre outras.
    O Resort tem boa pinta pelas fotos que vais pondo aqui no blog….
    Vou acompanhando pois esta também é uma das formas de matar saudades,
    Frank Sinatra no karaoke é que bomba…lol
    Tudo de bom, boas caipirinhas e um grande abraço do Gugas.

    ResponderEliminar