terça-feira, 9 de junho de 2009

8 de Junho 2009
















Hoje, depois da rotina matinal, e reunião diária de E&L habitual, fui com o Dédé e com um casal de Hóspedes muito legal fazer mais um “passeio ecológico”. Dédé como guia, eu como observador. O percurso de dificuldade média devido aos acidentes geográficos, é muito bonito, passa por pequenas povoações criadas pelos pescadores de Suape, que tinham o intuito de ser casa de retiro, ou descanso, favorecidas de paisagens deslumbrantes e paradisíacas. A maior parte da vegetação é nativa embora não seja muito abordada durante o percurso. É no entanto um percurso rico em história, pelas suas edificações criadas pelos portugueses. Afinal foi aqui neste preciso local onde me encontro que Pedro Alvares Cabral chegou pela primeira vez ao Brasil. A descoberta deste local, embora não oficial, coube a um navegador espanhol em Fevereiro de 1500. Uns meses mais tarde chegaram então os Tugas, que construíram as tais edificações de defesa datadas de 1630 para defesa do território, isto porque os Holandeses achavam que a Terra Nova também lhes pertencia. Existem ainda Ruínas do Castelo do Mar, na entrada sul do cabo onde escapa uma zona de 30m sem recife que servia de entrada aos Navios. Ali ao lado várias Baterias que possuíam vários Canhões ajudavam na Defesa. Tem ainda no alto da colina as ruínas do Quartel que os protegia de ataques por terra. Andámos vários quilómetros, mas pelo meio parámos numa espécie de cascata de água doce onde nos refrescámos da cabeça aos pés. Depois de muita conversa, até de futebol com o casal Paulista, voltámos para o Eco. A menina Paulista é filha de português dos açores, e perguntou-me a diferença entre pastéis de Belém e nata. Quando chegámos ao Eco eu e o Dédé fomos almoçar, e desta vez a diarreia matinal e umas dores de cólicas horríveis proibiram-me de comer feijão. Então o almoço foi bem leve. À tarde continuámos com a preparação das decorações para o São João, que tomaram toda a tarde. Mais tarde jantei acompanhado pelo Gilson, e combinámos sair no Sábado á noite no Recife, porque ambos temos folga no Domingo. O jantar foi um pedacinho de carne com um montam de tostas. De seguida apoderei-me do portátil, e matei saudades de casa, e também da malta lá da casa de Coimbra. Entretanto chegaram as 19.20 e apanhei o Ônibus para casa, onde fiz um chá que estou a beber agora enquanto escrevo, agora no novo cantinho da treta (ver foto).
E assim mais um dia passou com muitas peripécias, conversas e alegria.
Boas Noites e boa semana para vocês.

PS- Já emendei os parabéns. Eu não estava bem em mim ontem, mas não estava bêbedo, apenas cansado… Parabéns de novo Patrícia!

Hoje mando apenas beijos, para todos, quem não quiser vire a cara!

Para finalizar hoje assino …

André =)

1 comentário:

  1. A casa da D.Marli é mt gira e o teu novo cantinho da treta pode não ter a vista panoramica da pousada mas pareca ser mt tranquila e relaxante...Agora essas iguanas é que não acho graça nenhuma...
    Beijocas da mama que te ama muito

    ResponderEliminar