quarta-feira, 10 de junho de 2009











9 de Junho 2009

Boas! Finalmente chegou o dia em que fiz um “passeio ecológico” guiado pela Luedja. O percurso, Pedra Alta que fizemos hoje é de nível mais fácil já que o terreno é sempre plano. Mas não perde por isso beleza. Começa novamente em Suape, vila colonial de grande importancia na época da colonização do Brasil no séc. XVI. Foi palco de batalhas entre Luso-Brasileiros, Holandeses e os Índios Caetés que fizeram parte do cotidiano desta vila. No passado mais recente Suape era uma vila de pescadores, atualmente é uma vila em desenvolvimento e tem hoje cerca de 3000 habitantes. Em seguida passámos em Tirirí, uma localidade rural onde aproveitámos para desfrutar da frescura do”gelado” Tátu como mostro na foto do post de ontem. De seguida entrámos em contato direto com a flauna e a flora, até chegar a Pedra Alta onde podémos refrescar e descansar um pouco nos bares e restaurantes situados nas margens da Ria Massangana.
O percurso foi muito tranquilo, mais uma vez acompanhados pelo casal paulista que são um casal muito legal. Passamos no manguezal, ecossistema típico desta região que combina zona florestal em ambiente aquático salgado (ria), e que é excelente refúgio para o crescimento de cardumes de pequenos peixes e camarões. Diz-se, e não sabemos se é lenda ou não que um Jacaré que uma senhora que vive nas redondezas criou, e que desapareceu anda pelo mangue. Vários moradores dizem já o ter visto, no entanto eu e a Luedja só acreditamos quando o virmos, e portanto montmos uma verdadeira “caça” ao jacaré. Já combinámos que se o virmos, ela oferece uma perna em nome da ciência, enqanto eu fotografo. Piadas à parte o bicho não nos pode fazer mal nenhum e queremos mesmo encontra-lo, para saber por onde anda e o podermos, quando ele aparecer, mostrar aos turistas.
Fora isso fiquei a saber a história do nome da Luedja, que é muito interessante, no entanto só saberá a história quem participar neste passeio. Venham, venham.
Entretanto atravessámos um canal da Ria Massangana com água pelo peito e voltámos para o hotel. Depois de almoço, e sim continuo com diarreias mas com menos dores de cólicas, reunimos no nosso novo escritório, situa-se no Tatuoca e é só para nós. Estivemos grande parte da tarde a trabalhar no nosso projeto de requalificação dos percursos existentes, e devo dizer que se todos(as) colegas de trabalho fossem como a Luedja, ninguém quereria saír mais cedo do trabalho. Pois é, ela até foi embora ás 17h mas eu fiquei até ás onze, porque continuei a trabalhar traduções, devido á chegada dos Americanos ser já amanhã (Quarta-feira dia 10). Depois de jantar continuei e mais tarde assisti a um espetáculo incrível da Quadrilha que vos falei no Sábado, a Quadrilha de Suape. Que energia! (ver filme).
Mais uma vez estou em casa no cantinho da treta a contar o meu dia e como já é quase meia-noite e voçês já estão a dormir há um pedaço vou-me juntar a vós no descanso, já que amanhã pego ás 8.20 como sempre.
Boa noite para todos! Disfrutem

André




4 comentários:

  1. és o maior priminho!!!

    Bjocas, com saudades...

    ResponderEliminar
  2. Bom mas que espectáculo já é o ensaio geral não? Até parece a marcha de Vilar, eh eh...Mas espectacular devem ser esses percursos, só de ver as fotos já tenho vontade de ai estar tb, mas antes de eu chegar é melhor encontrar o jacaré...È reconfortante para mim sentir-te bem animado e cheio de entusiasmo, fico feliz por ti meu pedacinho de céu.
    Um beijo da mama

    ResponderEliminar
  3. Amigo,
    Leio-te com prazer pois encontras-te entre os teus pares. Boa disposição, sol, jacarés, galéra muito legal e só jentxi boua.

    Um forte abraço e continuarei a ler as tuas peripécias, roendo por dentro de uma inveja saudável :p
    Um beijo do Cassola (eheheheheh)

    ResponderEliminar
  4. Olá André!
    Acabei de me registar e parece-me que vai ser desta que te posso enviar comentários.
    Fiquem todos sabendo que este blogue está a ser ávidamente acompanhado por colegas admiradoras (boas) espanholas a trabalhar num hotel de Zanzibar!!
    E com que inveja...
    Quem não souber onde isto fica, que consulte o Google.
    Um forte abraço do tio António

    ResponderEliminar